quinta-feira, 25 de março de 2010

Nem tudo são flores na vida da Rede Globo


Em 1993 o cineasta Simon Hartog, produziu um documentário junto com a BBC de Londres - que trata das relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão com o cenário político brasileiro. Proibido no Brasil por decisão judicial, desde sua estréia em 1993. “Muito além do cidadão Kane” é um importante documentário que relata as ligações no minimo duvidosas do então diretor e fundador da rede Globo de Televisão o falecido Sr. Roberto Marinho com seus aliados.

Durante um pouco mais 1h e 30min de relatos contra emissora, estão o apoio a ditadura militar e a censura aos artitas, ao exemplo do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda que durante muitos anos foi proibido ter seu nome divulgado nas programações da rede de televisão. Outro exemplo importe a ser comentado foi a edição tendenciosa do ultimo debate entre Fernando Collor de melo e Lula, que influenciou no resultado final da eleição de 1989.

Esse documentário deveria ser assistido por todos os estudantes de comunicação que idolatram a Rede Globo de Televisão e usam como uma ótima referencia por causa de seu “Padrão Globo de Comunicação”. As pessoas que tiverem oportunidades de assitir ao documentário, não vão deixar de gostar menos ou mais da emissora. O caso não é esse, como deveríamos fazer em qualquer outro processo seletivo, quando devemos saber antes de tudo qual é a historia das empresas que vamos trabalhar, dos políticos que vamos votar, dos amigos que vamos nos relacionar e etc. Estamos em ano eleitoral, antes de votar devemos procurar saber um pouco mais de nossos candidatos.


Assista ao vídeo no Youtube:

by David Castor

Um comentário:

Bárbara Martinez disse...

Uma ótima indicação! Realmente, assim como qualquer outra coisa, devemos verificar o lugar que declaramos como "padrão de jornalismo", para não corrermos o risco de multiplicar padrões errados.